Felizmente, outra candidata à vacina contra a covid-19 chega na última fase de testes, segundo o anúncio da empresa americana Moderna Therapeutics. Dessa maneira, a Vacina da Moderna contra a covid-19 entra no grupo de empresas mais próximas de concluir o imunizante, ficando ao lado da Farmacêutica AstraZeneca, de Oxford e da Chinesa SinoVac.
Caso os resultados da Vacina da Moderna contra a covid-19 se mostrar eficaz, poderá estar disponível no mercado no começo de 2021.
Vale destacar ainda que, segundo a empresa, a última fase de testes começará no dia 27 de Julho, envolvendo mais de 30 mil voluntários.
Resultados da Vacina da Moderna contra a covid-19 não apresentou efeitos colaterais graves
Os resultados dos testes da vacina foram descritos em um estudo publicado no New England Journal Of Medicine. No estudo, cerca de 45 adultos saudáveis receberam diferentes doses da Vacina da Moderna Contra a Covid-19, intitulada como “mRNA-1273”, em março. Desde então, foram monitorados para analisar e avaliar os possíveis efeitos colaterais.
A conclusão do monitoramento dos voluntários mostrou que a vacina é segura e não desencadeou efeitos colaterais graves nos voluntários. Segundo a empresa, foram apresentadas apenas alguns problemas leves, como dor de cabeça, dor muscular e dor no local da injeção.
Além disso, de acordo com o estudo, os 45 voluntários que receberam a vacina da moderna contra a covid-19 demonstraram possuir um nível considerável de anticorpos em seu sangue após um tempo, o que sugere que a vacina de fato pode induzir a imunidade contra a covid-19.
Vale mencionar que, o estudo anunciado pela Moderna é ainda de fase 1. No entanto, a empresa já está fazendo seu teste de fase 2 também, que envolve centenas de pessoas. Dada a urgência da pandemia e a busca por uma vacina eficaz, a agência reguladora Food and Drug Administration – equivalente americana da Anvisa – já aprovou que a fase 3 de testes se inicie no próximo dia 27.
Dessa maneira, segundo a empresa, 30 mil pessoas receberão doses da vacina da moderna contra a covid-19. Esses voluntários serão acompanhados para verificar se desenvolveram anticorpos, o quão eficiente a imunidade foi e por quanto tempo ela dura.
Caso a Moderna comprovar a eficácia da vacina na fase 3, a empresa pretende começar a sua produção de 500 milhões de doses por ano, no começo de 2021. Este prazo geralmente é especulado também para as outras candidatas avançadas.
Vacina imunizante é baseada em RNA mensageiro, destaca empresa
De acordo com a empresa de biotecnologia, a vacina da moderna contra a covid-19 é feita de mRNA, isto é, de um RNA mensageiro.
A maioria das vacinas desenvolvidas utiliza vírus atenuado ou morto, ou até mesmo pedacinhos do vírus para ensinar nosso corpo a combater o invasor, sem que isso cause a doença. No entanto, a vacina elaborada pela Moderna não funciona dessa maneira.
Segundo a empresa, é necessário injetar um pedaço do código genético do vírus (uma fita de RNA) nos humanos. Esse RNA contém instruções para produzir uma proteína viral, e uma vez que nosso corpo recebe a dose, passa a ler aquela instrução e começa a criar proteínas.
A Moderna Therapeutics esclarece que é como se nossas células virassem uma fábrica de proteínas do vírus, mas sem de fato estarem infectadas por ele. Como essas proteínas são reconhecidas pelo sistema imunológico, elas acabam sendo neutralizadas, criando anticorpos específicos contra elas. Dessa forma, nosso corpo se torna preparado para caso encontre o vírus de verdade no futuro.
Fonte: Super Interessante – Abril – G1.Globo
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).