Inegavelmente, a crise do novo coronavírus (Covid-19) afetou diversos setores, levando a uma redução significativa em suas vendas. E no setor atacadista, isso não é diferente. Dessa maneira, como conseguir aumentar as vendas no atacado durante a pandemia de Covid-19?
Geralmente, em um negócio de atacado, você ganha dinheiro quando os varejistas compram seus produtos. Isso pode parecer fácil no início. Afinal, com alguns clientes encomendando grandes quantidades de suas mercadorias, suas vendas aumentarão, certo?
Bem, às vezes não é tão fácil. Você não pode simplesmente sentar e esperar que os varejistas comprem do seu negócio de atacado. Em vez disso, você precisa se esforçar, não apenas para atrair novos clientes, mas também para construir a lealdade de seus clientes existentes e incentivá-los a fazer compras repetidas de você.
O atacado pode ser um negócio muito lucrativo, mas somente se você fizer isso direito. A vista disso, confira algumas dicas abaixo para conseguir aumentar suas vendas no atacado durante a pandemia:
1. Melhore sua estratégia de marketing de atacado
Começando pela primeira dica para conseguir aumentar as vendas no atacado durante a pandemia, é necessário planejar bem a estratégia de marketing.
Assim como em qualquer outro tipo de negócio, se você deseja aumentar as vendas, precisa gerar leads mais qualificados e transformá-los em clientes. E o primeiro passo para fazer isso, é melhorar sua estratégia de marketing no atacado.
Antes da Covid-19, muitos atacadistas gastavam muito tempo participando de feiras comerciais relevantes, e encontros do setor para divulgar sua empresa e se encontrar cara a cara com clientes potenciais. No entanto, como as feiras de negócios e encontros não são uma possibilidade agora, você terá que se ajustar.
Considere algumas outras maneiras de impulsionar sua estratégia de marketing de atacado, como:
- Extensão por e-mail.
- Campanhas de mala direta.
- Ser listado nos diretórios do setor.
- Envio de amostras de produtos para leads qualificados.
- Promover um programa de referência para clientes existentes.
Uma estratégia de marketing de atacado eficaz, melhorará muito sua capacidade de atrair clientes mais direcionados, ocasionando no crescimento das vendas no atacado durante a pandemia.
Claro que, você deve se concentrar em obter pedidos repetidos de seus clientes atuais; isso irá construir a fidelidade do cliente e fornecer vendas consistentes. Mas conquistar novos clientes também é importante se você deseja expandir seu negócio de atacado.
2. Ofereça ofertas especiais de atacado
Outra forma de aumentar as vendas no atacado durante a pandemia, é oferecer promoções especiais aos varejistas. Quando os compradores business-to-business (B2B) veem que estão fechando um bom negócio em um pedido grande e caro, é mais provável que façam a compra. Oferecer ofertas e preços especiais é uma maneira eficaz de movimentar sua mercadoria com rapidez e facilidade.
Por exemplo, você pode oferecer aos compradores B2B descontos baseados em quantidade; Quanto mais mercadorias eles pedem, maior o desconto que recebem. Essa é uma maneira fácil de incentivar seus clientes a fazer compras em grandes quantidades.
Você também pode realizar promoções e oferecer descontos, assim como fazem as empresas business-to-consumer (B2C). Aqui estão alguns exemplos:
- Envio Grátis.
- Vendas sazonais / feriados.
- Descontos especiais para clientes de primeira viagem.
- Ofertas por tempo limitado para estimular compras rápidas.
Ao realizar ofertas especiais e promoções periodicamente, você pode encantar seus clientes atuais e atrair novos para o seu negócio, aumentando consequentemente as suas vendas no atacado durante a pandemia.
3. Forneça um ótimo serviço ao cliente
Outra dica essencial para conseguir aumentar as vendas no atacado durante a pandemia, é fornecer um ótimo serviço ao cliente.
De acordo com estudos, pode custar cinco vezes mais adquirir um novo cliente do que manter um existente. Portanto, é importante manter os clientes que você já tem felizes. E uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é fornecer um ótimo serviço ao cliente.
Para oferecer o melhor serviço aos clientes, você tem que ser profissional, cortês e atencioso, é claro. Mas, além de tratar bem seus clientes, há outras coisas que você pode fazer para fornecer um atendimento ao cliente incrível.
Considere melhorar a experiência do cliente em seu site de atacado, por exemplo. Você pode oferecer rastreamento de pedidos, agilizar o processo de pedidos e criar um processo de integração para seu programa de atacado. Isso manterá seus atuais clientes de atacado satisfeitos e os incentivará a continuar comprando de você.
Mas um ótimo atendimento ao cliente também pode ajudá-lo a atrair novos clientes para o seu negócio. Por exemplo, considere adicionar um recurso de chat ao vivo ao seu site de atacado. O chat ao vivo permite que os clientes em potencial façam perguntas de pré-venda e obtenham uma resposta quase que instantaneamente. Como você pode imaginar, isso pode ser útil para orientar os varejistas durante o processo de compra.
Conclusão
Ao colocar em prática apenas essas três dicas, você começará a ver as vendas no atacado durante a pandemia aumentarem. Mas lembre-se, esses são apenas alguns pontos de partida; você também pode aumentar as vendas no atacado permitindo que seus varejistas façam entregas, recomendando produtos relacionados em seu site e muito mais.
Aumentar suas vendas no atacado durante a pandemia não é difícil, mas requer tempo e esforço. Portanto, seja proativo e você poderá expandir seus negócios em pouco tempo.
Fonte: Forbes.com
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