Você já parou para pensar em como a dinâmica do trabalho em equipe durante a covid 19 mudou? Nos últimos meses, a pandemia do Covid-19 forçou muitas organizações a mudar drasticamente a maneira como operam seus negócios. Ao nos instalarmos em um mundo de trabalho remoto generalizado, muitos obtiveram sucesso usando a videoconferência como a principal ferramenta de comunicação.
De acordo com a experiência do diretor de marketing da SailPoint (empresa estadunidense de tecnologia), após a organização passar rapidamente para o trabalho remoto, foi observado que a divisão entre equipes globalmente dispersas desapareceram e novas amizades de trabalho surgiram, e uma ênfase renovada em torno da colaboração levou a um aumento da inovação, melhor brainstorming e uma abordagem mais estratégica para a coordenação de execução.
Outras organizações também tiveram resultados semelhantes referente ao trabalho em equipe durante a covid 19.
Por exemplo, um artigo recente da Harvard Business Review compartilhou que a Culture Amp, uma empresa de software, viu um crescimento de transparência e confiança em toda a organização, à medida que as equipes eram forçadas a tomar autonomamente decisões rápidas no início da pandemia.
Segundo o artigo, as conversas entre equipes remotas se tornaram mais focadas e menos subjetivas, e a produtividade melhorou, mostrando claramente a mudança do trabalho em equipe durante a covid 19.
A comunicação é fundamental para o sucesso do trabalho em equipe durante a covid 19
Embora agora possamos olhar para trás e ver claramente o lado positivo de uma rápida mudança para o trabalho remoto, será importante examinar os ajustes internos que as organizações terão que fazer para obter sucesso.
Indo além de simplesmente fornecer acesso às ferramentas e tecnologia certas para o trabalho em equipe durante a covid 19, as organizações terão que implementar estratégias para garantir altos níveis de comunicação – uma chave para a construção de uma grande cultura da empresa. Isso inclui a adoção de métodos não tradicionais de comunicação para manter as conversas entre as equipes fluindo muito além das reuniões semanais.
Tornou-se imperativo para as organizações criar um ambiente para o florescimento de relacionamentos reais. Dessa forma, uma das maneiras de cultivar vínculos é hospedar “horas de expediente” virtuais, onde os funcionários podem falar sobre projetos relacionados ao trabalho e mais tópicos de conversação, como equilibrar trabalho remoto e paternidade e diferentes hobbies de quarentena.
Esses espaços seguros são um componente importante da construção e manutenção de uma forte cultura no local de trabalho, bem como uma forma de melhorar o trabalho em equipe durante a covid 19.
O futuro do trabalho em equipe
Sem dúvida, os locais de trabalho serão diferentes no futuro. As empresas de tecnologia, em particular, perceberam as vantagens de construção de equipes do trabalho virtual.
O Twitter, por exemplo, anunciou recentemente que permitirá que seus funcionários trabalhem em casa permanentemente. Seguindo esses exemplos, é interessante realizar uma pesquisa com seus colaboradores, perguntando se eles gostariam de trabalhar totalmente em casa, em meio período ou voltando ao escritório.
Agora que todas as reuniões e eventos da empresa são hospedados remotamente, todos os participantes estão em posição de contribuir igualmente – o que significa que aqueles que podem ter sido prejudicados por não estarem na sala do grupo maior, agora têm maior probabilidade de se tornarem participantes ativos na conversa e mais produtivo.
À medida que saímos dessa pandemia, devemos esperar que algumas empresas de tecnologia permitam que os funcionários trabalhem em casa, visto que, as novas ferramentas de comunicação adotadas durante esse período nos conduzirão a um futuro novo e mais brilhante, onde nos sentimos mais conectados do que nunca.
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Fonte: Forbes.com
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