Algumas empresas, atualmente, têm dificuldades de realizar contratações por agora, dado os prejuízos causados pela crise do novo coronavírus. No entanto, você já pensou sobre a contratação pós pandemia de Covid 19?
Você já pensou no tipo de talento necessário para permitir que seu negócio tenha sucesso após o COVID-19? Quais são as habilidades, competências e experiência de que sua empresa precisa para prosperar? Você tem um plano de recrutamento? Você está alimentando suas necessidades futuras de talentos agora? Está pronto para clicar em “ir” e executar sua estratégia de recrutamento quando seu negócio estiver pronto para crescer novamente?
Se você respondeu “não” a qualquer uma dessas perguntas, agora é a hora de considerar suas necessidades futuras de contratação pós pandemia de covid 19.
A crise de COVID-19 acelerou as mudanças na forma como trabalhamos – o trabalho remoto e o uso de várias tecnologias se tornaram o novo normal. À medida que as condições econômicas continuam a evoluir, ter o talento certo no local será fundamental para que as empresas mantenham a relevância.
Dessa forma, confira abaixo algumas etapas para se preparar para a contratação pós pandemia de Covid 19:
1. Alinhe a estratégia de recrutamento à estratégia de negócios
A contratação pós pandemia de Covid 19 deverá estar alinhada com as estratégias de negócios.
Tendo em vista que o cenário econômico global mudou, e o impacto foi sentido de forma desigual nos setores, muitas organizações tiveram que:
- Demitir ou dispensar por alguns dias, a sua força de trabalho;
- Recrutar ativamente para funções específicas para atender às necessidades dos clientes,
- Tiveram as cadeias de abastecimento interrompidas e reimaginadas,
- E expandiu ou mudou as linhas de produtos em resposta ao aumento da demanda por determinado itens.
A realidade é que o comportamento do consumidor mudou e pode não retornar aos parâmetros anteriores ao COVID-19. Dessa maneira, comercialmente: onde sua organização deseja estar em 12 meses?
Os profissionais de RH devem reavaliar qal contratação pós pandemia de covid 19 será necessários para cumprir as metas estratégicas. Algumas organizações estão aproveitando isso como uma oportunidade para limpar a casa e definir a aparência de uma “equipe A”.
As funções e habilidades exigidas anteriormente podem não ser as mesmas necessárias para preparar sua organização para o sucesso pós-COVID-19. Discussões francas e honestas são necessárias para garantir a Qualidade da Contratação – especialmente ao refazer a imagem ou alterar os tipos de funções que você precisa.
Por exemplo, o comportamento do comprador de varejo mudou durante a pandemia. Prevê-se que muitos consumidores continuarão comprando online, pois a experiência é rápida e fácil.
Dessa forma, qual é a combinação de compras online e na loja esperada e qual é a combinação de funções necessária para dar suporte a isso? Que habilidades são necessárias para fornecer um atendimento excepcional ao cliente online, em vez de pessoalmente? O teste de cenário ajudará a alinhar a estratégia de RH, à estratégia organizacional, para que dessa forma seja possível realizar a contratação pós pandemia de covid 19, e entregar resultados estratégicos
2. Compreenda as lacunas
O que você perdeu e quais são as novas habilidades de que precisa, para realizar a contratação pós pandemia de covid 19?
Muitas organizações tiveram de renunciar ou demitir funcionários como resultado da pandemia. Um em cada quatro trabalhadores americanos – quase 43 milhões de pessoas no total – pediu pela primeira vez o seguro-desemprego desde março.
Para organizações experientes, esta é uma oportunidade. É provável que seus concorrentes tenham perdido os mesmos tipos de talento que você, o que significa que há muitos talentos de alta qualidade disponíveis no mercado agora.
Mas, à medida que as empresas se recuperam e buscam aumentar o recrutamento, é importante adotar uma abordagem considerada – 28% das contratações ruins se devem a processos de contratação abaixo do ideal. Os novos iniciantes devem atender aos objetivos estratégicos do negócio: a contratação pós pandemia de covid 19 feita de forma errada pode atrasar sua recuperação em meses.
Comece dando um passo para trás e tenha uma visão completa de sua força de trabalho atual e sua força de bancada, bem como uma compreensão de quem está em seus canais de talentos externos e internos. A partir daí, identifique as lacunas de habilidades – isso o colocará em uma posição inicial sólida.
Antes do COVID-19, a pesquisa do PageUp descobriu que apenas 37% das organizações entendiam as lacunas de habilidades atuais e é provável que esse número tenha diminuído este ano.
Considere também a crescente importância das “competências pessoais” – a capacidade de adaptação, conforto com a ambiguidade, fortes habilidades de influência – em um cenário de negócios que muda diariamente. Com mais e mais funcionários descobrindo que podem trabalhar em casa – e gostando – você também pode precisar começar a examinar as habilidades de trabalho remoto, como a capacidade de se automotivar ou forte gerenciamento de tempo.
3. Cultive o talento agora para o futuro
Cultivar o talento para realizar a contratação pós pandemia de covid 19 é uma ótima maneira de garantir um negócio próspero no futuro.
Não espere até estar pronto para contratar para alcançar os candidatos – agora é a hora de envolver e cultivar o talento necessário para o sucesso futuro de sua empresa. O objetivo é construir canais de talentos ricos para preencher lacunas de habilidades de curto e futuro.
Se você identificou que precisa de novas funções ou habilidades na hora de realizar a contratação pós pandemia de covid 19, comece mapeando os segmentos de talentos necessários. Quem são eles? Onde eles estão? O que é importante para eles? Como você os atrairá?
A incerteza do atual cenário de empregos significa que os candidatos passivos estão mais dispostos do que o normal a se envolver com os recrutadores para discutir oportunidades em potencial. Os melhores talentos querem entender suas opções e formular um “Plano B”.
A adoção de uma mentalidade estratégica atrairá mais do tipo certo de candidato para uma organização. Utilize táticas de marketing de recrutamento, como otimização de mecanismos de pesquisa, conteúdo atraente do site, marketing de mídia social e análises.
Parece assustador? Não precisa ser. A tecnologia de marketing de recrutamento permite que você pré-defina fluxos de cultivo, agende acompanhamentos automatizados, forneça conteúdo direcionado e mantenha os grupos de talentos aquecidos para quando você estiver pronto para realizar a contratação pós pandemia de covid 19.
As organizações que estão identificando suas necessidades futuras de talentos, alinhando-se à estratégia de negócios, aproveitando a tecnologia e aperfeiçoando suas abordagens de recrutamento remoto agora, estarão bem posicionadas para conquistar os melhores talentos no futuro.
Fonte: Forbes.com
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