A crise de Covid-19 causou uma recessão contínua e fez com que os países entrassem em uma crise econômica. Recessões afetam todos os negócios e trazem desafios sem precedentes. No entanto, existem algumas estratégias de marketing na pandemia que as empresas podem implementar para ajudá-las a sair da recessão mais fortes.
Dessa maneira, confira abaixo 5 dicas especiais de estratégias de marketing na pandemia, para implementar na sua empresa e ter sucesso no futuro
1. Não corte imediatamente o orçamento de marketing
A maioria das empresas corta seu orçamento de marketing quando enfrenta uma crise econômica, e é exatamente por isso que não cortar o orçamento de marketing é uma estratégia de marketing na pandemia inteligente.
Se todos os seus concorrentes estão cortando seus orçamentos e sua empresa está gastando tempo para ajustar e continuar com os esforços de marketing, então sua empresa poderá ver um aumento na receita e assumir uma fatia maior do mercado posteriormente.
Quando os concorrentes reduzem seu orçamento, os consumidores terão menos probabilidade de ver seus esforços de marketing e, em vez disso, verão a presença de sua empresa com mais frequência.
Os clientes em potencial poderão ver mais facilmente os serviços ou produtos que sua empresa oferece. De certa forma, manter o mesmo orçamento de marketing, ou mesmo aumentá-lo um pouco, acalma o burburinho da concorrência, colocando seu negócio em primeiro lugar.
2. Realize novas pesquisas de mercado
É do conhecimento geral que ter uma pesquisa de mercado precisa é vital para campanhas de marketing bem-sucedidas. A pesquisa de mercado pode dar a uma empresa um melhor entendimento de seus clientes e um melhor conhecimento sobre como abordar seu mercado-alvo, transformando tais dados em ótimas estratégias de marketing na pandemia.
Dito isso, a pesquisa de mercado precisa ser precisa e refletir o cliente atual – portanto, a pesquisa de mercado de fevereiro (pré-Covid) seria imprecisa agora.
Durante dificuldades financeiras, a renda disponível e a renda discricionária de uma pessoa mudam. Isso, por sua vez, muda a maneira como os consumidores compram e tomam decisões de compra.
Novos dados precisam ser coletados e, embora possa parecer uma ideia inteligente cortar custos e usar dados históricos de recessões anteriores, não é uma boa ideia. As pessoas mudam conforme seu ambiente muda, e cada desaceleração econômica é causada por diferentes fatores, portanto, nenhuma recessão é a mesma.
Ao fazer uma ampla pesquisa de mercado sobre seu público-alvo, sua empresa poderá obter insights que podem ser usados como uma vantagem competitiva. Uma empresa pode se alinhar às necessidades de seus clientes por meio de pesquisas de mercado, o que permite que a empresa prospere durante e após a recessão.
3. Foco na retenção de clientes existentes
A retenção de clientes é sempre uma estratégia de negócios importante, mas isso é especialmente eficaz durante uma recessão, como a de covid-19.
A maioria dos lucros de uma empresa vem de clientes existentes, e os custos de retenção de clientes são muito mais baixos do que os custos de tentar atrair novos clientes. Uma coisa que é possível observar durante essa recessão é que os novos clientes não têm tanta probabilidade de experimentar produtos ou serviços desconhecidos, e é por isso que o foco deve ser nos clientes existentes e mantê-los satisfeitos.
Dessa forma, na estratégia de marketing na pandemia, mudar o foco para os clientes existentes reduzirá os gastos sem cortar o orçamento de marketing. Manter os clientes satisfeitos só beneficiará a empresa a longo prazo, porque esses clientes têm mais probabilidade de deixar comentários positivos e recomendar sua empresa aos amigos, o que proporciona marketing boca a boca gratuito.
Os clientes retidos podem ser o motivo pelo qual sua empresa sobrevive à recessão e sai na frente.
4. Analise as métricas de desempenho anteriores e atuais
As métricas de desempenho podem indicar se sua empresa está atingindo suas metas ou se está no caminho certo para alcançá-las. Essas métricas podem ajudar a melhorar a estratégia de marketing na pandemia, e podem ser indicadores iniciais se as coisas não estiverem indo como deveriam. Durante uma recessão, monitorar as métricas é ainda mais importante, pois um erro pode levar à queda do negócio.
As empresas devem examinar suas métricas de desempenho anteriores para ajudar a orientar as decisões. Acompanhar o desempenho atual também permitirá que a empresa veja como as campanhas de marketing estão indo neste cenário e tempo incomuns.
A combinação de dados anteriores e atuais permitirá que as empresas invistam seu tempo em áreas que comprovaram funcionar no passado e ver se o que estava funcionando ainda está funcionando hoje.
5. Permaneça consistente
Agora não é a hora de reformular sua marca ou sua empresa. Embora você possa pensar que fazer uma reformulação da marca irá diferenciar sua empresa e atrair novos clientes, é improvável que isso aconteça e muito provavelmente resultará em perda de lucros.
Portanto, pensando nas estratégias de marketing na pandemia, as empresas devem permanecer consistentes em seu nome, marca, marketing e interações com o cliente. Sua empresa não deve enviar e-mails quinzenais para e-mails bimestrais, nem deve ir de postagens semanais para postagens mensais. Esses esforços para permanecer consistentes também manterão os custos baixos, o que, em uma recessão, é vital.
Embora a recessão vá impactar seus negócios de alguma forma, independentemente das estratégias utilizadas, essas estratégias de marketing na pandemia podem ajudá-lo a sair da recessão mais forte.
As empresas que foram atingidas por causa da crise da Covid-19, devem entender que a recessão não é para sempre, e a reavaliação de uma estratégia de marketing pode ajudar as empresas a sobreviver neste momento incerto. As empresas devem estudar o mercado e tomar decisões que as beneficiem.
Fonte: Forbes.com
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