A proliferação do comércio eletrônico e da adoção da nuvem nos últimos anos gerou uma série de mudanças na forma como nossa sociedade se envolve nos negócios. Entramos realmente em uma nova era do e-commerce e nas relações com os clientes/consumidores.
Empresas de qualquer tamanho agora podem aproveitar os canais digitais para alcançar um número maior de clientes em quase qualquer canto do globo. A tecnologia em nuvem aumentou a velocidade e a eficiência das organizações por meio de implementações em todas as funções.
Líderes de empresas de tecnologia financeira descobriram que a adoção dessas tecnologias fez com que mais empresas se engajassem em ciclos de vendas em tempo real, 24/7 em todos os canais, permitindo que os consumidores façam compras quando, onde e como quiserem.
No ano passado, a pandemia de Covid-19 acelerou a adoção da nuvem e do e-commerce, gerando ainda mais mudanças no comportamento do consumidor e nas operações de negócios.
Em meio a fechamentos temporários de negócios presenciais e práticas de distanciamento social, os consumidores priorizaram itens como conveniência ao fazer compras. Essas prioridades entre os consumidores aumentaram a necessidade de eficiência e urgência nas empresas que buscam captar a atenção do consumidor e converter clientes.
Todas as mudanças que ocorreram em escala global criaram novas regras de comércio para empresas de todos os tamanhos. Dessa maneira, confira abaixo algumas dicas para que líderes empresariais naveguem e tenham sucesso na nova era do e-commerce global.
1. Adote o omnicommerce
Na nova era do e-commerce, para competir em uma sociedade que prioriza o digital, as empresas devem ter não apenas uma loja de e-commerce, mas também uma presença omnicanal.
Os consumidores buscam opções e flexibilidade quando se trata de compras online. Por isso, é importante que os vendedores tenham uma presença em várias plataformas e dispositivos.
As empresas podem empregar uma combinação de loja física, e-commerce, mercados online, assinaturas, eventos de transmissão ao vivo e outros canais para alcançar os clientes de várias maneiras. E como as compras em pessoa continuam limitadas, é mais importante do que nunca ter mais do que apenas uma loja de comércio eletrônico. Vender em mercados online e anunciar em mídias sociais pode ajudar você a alcançar mais clientes online.
Embora a mudança para o omnicommerce tenha criado uma ampla oportunidade para os vendedores, ela também criou um ecossistema complexo de aplicativos e sistemas. De plataformas a sistemas de faturamento e gerenciamento da cadeia de suprimentos; as empresas omnicommerce estão usando diversos sistemas diferentes para gerenciar estoques, hospedar produtos, processar transações, facilitar devoluções on-line e na loja e muito mais.
Portanto, para ter sucesso na nova era do e-commerce, adotando a estratégia de omnicommerce, as empresas não apenas precisam expandir seus canais de vendas, mas também devem considerar a adoção de tecnologias que possam ser facilmente integradas em sistemas, aplicativos e canais para aumentar a visibilidade em toda a empresa e criar uma experiência perfeita para o cliente.
2. Reimagine as experiências do cliente para o digital
A experiência digital do cliente não se limita ao tempo que a pessoa passa no site de e-commerce de uma empresa. A jornada digital do cliente abrange desde a descoberta do cliente até a entrega. Dessa forma, as estratégias para a nova era do e-commerce precisa ser focada nesta jornada digital.
Boa parte dos consumidores esperam acesso a sites de e-commerce responsivos que ofereçam benefícios de compras nas lojas físicas, como suporte 1 a 1 e opções para “experimentar” produtos.
Eles também esperam ter opções de tipos de pagamento e exigem segurança para suas informações pessoais ao fazer compras online. E, talvez um dos aspectos mais importantes da jornada digital do cliente seja o envio oportuno, junto com notificações e atualizações, e a capacidade de devolver mercadorias.
A vista disso, com expectativas elevadas do cliente na nova era do e-commerce, as empresas precisam oferecer ótimas experiências.
Utilizar tecnologias baseadas na nuvem para otimizar toda a jornada do cliente é uma maneira escalonável de acompanhar a demanda do cliente, ao mesmo tempo que fornece uma experiência personalizada e conveniente para cada cliente.
Por exemplo, alavancar plataformas de e-commerce prontas para uso e baseadas em nuvem pode ser uma maneira fácil para os vendedores trabalharem com as integrações de tecnologia necessárias para personalizar a experiência de navegação e garantir um processo de checkout preciso.
3. Digitalize as operações para remover o atrito e permitir o crescimento
O mundo todo está passando pela transformação digital, principalmente neste momento devido a crise de covid-19. Portanto, a nova era do e-commerce certamente exigirá que o negócio esteja no universo digital para ter sucesso.
À medida que os negócios crescem, seja por meio de omnicommerce, aquisições, adição de novos produtos ou expansão geográfica, a complexidade das operações de negócios também aumenta.
Para permitir um crescimento eficiente e escalonável, as empresas podem identificar operações que podem ser digitalizadas e automatizadas para reduzir a carga de pessoal e recursos financeiros.
Ao digitalizar as operações de prioridade mais baixa, as empresas podem reduzir a quantidade de atrito que proíbe o crescimento e dedicar recursos aos projetos de maior valor.
4. Prepare-se para frequentes mudanças nas regras e regulamentos tributários
As leis tributárias em escala global sofreram mudanças rápidas nos últimos anos. De leis de nexo econômico nos EUA a faturamento eletrônico em toda a Europa, a complexidade das regulamentações e obrigações fiscais enfrentadas pelos negócios digitais não tem precedentes.
E na esteira da pandemia Covid-19, podemos esperar que as autoridades fiscais enfrentem a batalha difícil de equilibrar orçamentos e recuperar receitas perdidas. Isso, por sua vez, pode levar a tendências, incluindo o acréscimo de novos impostos sobre bens e serviços e exigindo que até mesmo os menores vendedores cumpram os regulamentos fiscais que anteriormente afetavam apenas os grandes comerciantes de comércio eletrônico.
Na nova era do e-commerce, as empresas não precisam apenas compreender as obrigações fiscais em seu estado ou país, mas também no exterior. O comércio eletrônico permite que as empresas vendam virtualmente em qualquer lugar do mundo, o que também expõe os vendedores a uma série de novas obrigações de conformidade internacional.
À medida que avançamos, é possível prever que novas regulamentações fiscais para um mundo digital prioritário terão como objetivo a coleta de receita do comércio digital e a aplicação das leis fiscais se tornará ainda mais rígida. Para serem competitivas e prosperar, as empresas devem ter a experiência necessária para gerenciar essas regras em mudança em tempo real em uma escala global.
Conclusão
A pandemia de covid-19 interrompeu significativamente a maneira como a maioria de nós faz compras e acelerou a adoção de estratégias e canais digitais. Os consumidores têm mais acesso a bens e serviços do que nunca, e as empresas têm mais poder para alcançar e vender aos consumidores em escala global.
Esta nova era do e-commerce exigirá que as empresas se protejam em tecnologia para fornecer as experiências, escalabilidade e dados necessários para acompanhar as rápidas mudanças que afetam todos os setores.
Essas novas regras continuarão a mudar, e as empresas precisarão se adaptar hoje para manter o ritmo e continuar a expandir suas operações no futuro.
Fonte: Forbes.com
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