Definitivamente, a crise de covid-19 mudou significativamente a forma como trabalhamos. Está claro que o trabalho remoto irá permanecer para muitas pessoas agora. E como resultado dessa mudança, os líderes da organização devem desenvolver seu pensamento sobre o que significa produtividade no trabalho remoto durante a pandemia e após, e também entender como medir e gerenciar essa produtividade à distância.
Antes da Covid-19 forçar uma mudança rápida em direção ao trabalho remoto, muitas organizações eram céticas em relação aos funcionários que queriam trabalhar em casa devido a preocupações com a produtividade dos funcionários.
Na pesquisa de trabalho remoto de 2019 da Ultimate Software (empresa multinacional americana de tecnologia), 42% dos gerentes listaram o monitoramento da produtividade remota dos funcionários como o principal desafio, superando as preocupações em torno da comunicação e da conexão interpessoal.
Quando foi conduzida esta pesquisa, pouco mais de um quarto da força de trabalho dos Estados Unidos trabalham remotamente pelo menos parte do tempo. Atualmente, quase metade (42%) da força de trabalho dos EUA está trabalhando em casa em tempo integral, com muitos líderes empresariais considerando tornar o trabalho remoto permanente de alguma forma depois que a crise passar.
Presenteísmo Versus Produtividade
A maneira como medimos a produtividade no trabalho não mudou muito antes da pandemia, mas as condições em torno do trabalho mudaram significativamente agora. O problema é que as organizações não acompanharam.
Hoje, a produtividade no trabalho remoto durante a pandemia de covid-19 não podem ser medido da mesma forma que antes, dado que os funcionários têm lidado com uma miríade de responsabilidades e frequentemente têm preocupações adicionais com cuidados, saúde e finanças, e exigem a confiança da liderança mais do que nunca.
Se os gerentes estiverem medindo a produtividade no trabalho remoto durante a pandemia, com base no fato dos funcionários participarem de reuniões virtuais ou disponíveis para ficar de plantão durante o horário comercial tradicional, eles podem estar preparando seus funcionários para o fracasso.
Por exemplo, um funcionário pode não conseguir comparecer a uma reunião semanal de check-in matinal porque está passando as manhãs orientando seus filhos em aulas remotas. Perder esse tempo virtual pode fazer com que um gerente questione injustamente o compromisso desse funcionário, independentemente da qualidade e quantidade de trabalho que ele produz.
Os líderes devem orientar e confiar, mudando suas expectativas de monitoramento para conectar e medir. A ideia de “equilíbrio entre vida pessoal e profissional” foi exposta como uma falácia nesse novo ambiente de trabalho remoto, onde vida e trabalho estão inextricavelmente conectados.
Em vez de monitorar a quantidade de tempo que os funcionários passam logados ou participando de reuniões virtuais, os gerentes devem se concentrar nas saídas e resultados.
Contanto que o trabalho seja bem feito e dentro de um prazo adequado (levando em consideração as circunstâncias do indivíduo – isso é crucial), os gerentes agora devem dar aos funcionários a liberdade de administrar seu trabalho e tempo.
Use a tecnologia para colaboração, não vigilância
Um dos erros mais comum que alguns gerentes cometem relacionados a mensuração da produtividade no trabalho remoto durante a pandemia, é utilizar a tecnologia apenas para vigiar os funcionários.
Se um líder ainda for novo no gerenciamento de funcionários remotos, ele pode ser tentado a buscar tecnologias que monitorem o que os funcionários estão fazendo online durante o horário de trabalho. Seguir esse caminho pode levar rapidamente à microgestão virtual e à quebra da confiança dos funcionários.
Quando um funcionário se sente constantemente vigiado, ele pode se distrair e se concentrar nas coisas erradas. Os funcionários têm desafios suficientes na vida e no trabalho – os gerentes não precisam adicionar a falta de privacidade à lista.
Isso pode criar uma cultura tóxica em que os funcionários não se sentem confiáveis e capacitados, e os gerentes perdem tempo supervisionando quando poderiam estar se conectando de maneira significativa.
Empresas com esse tipo de cultura correm o risco de perder seus melhores funcionários. É importante reconhecer e compreender que a forma como os funcionários pensam e sentem sobre a realidade do dia a dia e os benefícios de seus empregos impacta diretamente os resultados dos negócios.
Mas é possível aproveitar a tecnologia para aumentar a transparência e a comunicação entre equipes remotas, assim como a produtividade no trabalho remoto durante a pandemia.
Garanta que os funcionários tenham acesso às ferramentas de que precisam para ter sucesso. Isso pode significar a implementação de sistemas para monitorar o progresso nas entregas ou fornecer software de colaboração em equipe.
Quando há transparência no trabalho e nas expectativas, é mais fácil para os gerentes apoiarem ou corrigirem o curso dos funcionários para que permaneçam no caminho certo.
Essas ferramentas podem ajudar os gerentes a saber o que os funcionários estão fazendo sem vigilância constante.
Os elementos humanos da produtividade
Os gerentes também devem prestar atenção e agir de acordo com os sinais interpessoais que sinalizam como os funcionários estão se saindo quando os limites entre vida e trabalho estão quase ultrapassando.
Os líderes que concordam com a noção de que a vida e o trabalho estão inextricavelmente ligados desde o início provavelmente terão equipes mais engajadas, além de maior produtividade no trabalho remoto durante a pandemia. Para todos os demais, devemos lembrar que vida e trabalho são jornadas interligadas e o caminho certamente não é simples.
Vale destacar que, os gerentes também precisam ficar atentos para perceber se os funcionários estão tomando iniciativas ou para identificar sinais de angústia/estresse.
Caso um funcionário pede para assumir novas responsabilidades ou se envolver em mais projetos, é provável que tenha um bom controle (ou forte apoio) em outras áreas de sua vida / trabalho.
Se você sentir frustração ao conversar com um funcionário, isso pode indicar que há algo impedindo sua capacidade de trabalhar com produtividade total. Se for esse o caso, os gerentes devem se aprofundar na causa raiz desses desafios.
Mantenha a mente aberta, ouça com empatia e esteja preparado para ajudar os funcionários a encontrar uma cadência de trabalho produtiva. Lembre-se de que a maioria dos funcionários se preocupa com seu trabalho e deseja ter sucesso.
Também é importante reconhecer as pessoas pelo trabalho bem executado e manter conexões com funcionários remotos. Em tempos difíceis, o desejo dos funcionários de serem reconhecidos aumenta em cerca de 30%, de acordo com um especialista. Isso certamente também ajudará a aumentar a produtividade no trabalho remoto durante a pandemia.
Essas conversas positivas podem parecer esotéricas em um ambiente remoto, mas são mais cruciais do que nunca.
Olhando para a Frente
O trabalho remoto pode beneficiar muitas pessoas, mas não funciona para todas. Alguns funcionários mal podem esperar para voltar ao escritório, enquanto outros adoram poder trabalhar em casa.
A crise atual complica algumas coisas, mas talvez a lição a aprender quando voltarmos a algo mais próximo da normalidade seja o valor dos gerentes que confiam profundamente em seus funcionários e se concentram em resultados, ao invés da vigilância.
Isso apoiará os funcionários em ambos os casos com políticas e programas que promovam o sucesso profissional para todos. Dessa maneira, comece a repensar já a produtividade no trabalho remoto durante a pandemia de covid-19, e torne a sua organização acolhedora.
Fonte: Forbes.com
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