A atual pandemia forçou todos nós a nos adaptarmos. No entanto, a adaptabilidade, por sua própria natureza, pode ser difícil de resumir em truques simples ou listas de tarefas. A adaptabilidade envolve ouvir, aprender, fazer um balanço e ser flexível. Ainda assim, certas estruturas e princípios podem ajudar a orientar os líderes enquanto trabalham para realizar a transformação empresarial devido a covid-19.
Existem quatro áreas nas quais os líderes devem se concentrar no atual momento. Todas essas áreas se sobrepõem e muitos princípios que envolvem a crise atual se aplicam a mais de uma área. Dessa forma, confira abaixo algumas dicas sobre transformação empresarial devido a covid-19, que você pode pôr em prática.
1- Clientes
A primeira dica sobre transformação empresarial devido a covid-19, é referente aos seus clientes.
Durante qualquer crise, a primeira preocupação deve ser apoiar seus clientes. Ouvir os clientes deve ser uma norma para sua organização. Se não for, a pandemia é uma ótima oportunidade para torná-la a nova linha de base.
É importante se envolver constantemente com os clientes, para desvendar; que tipo de atividades eles realizam usando seus produtos, em que ambiente eles operam e que tipo de interação eles têm com seus pares e outros funcionários e colegas. Faça uma pesquisa exploratória, sente-se ao lado de seus clientes e veja como eles usam seus produtos. Claro, em um mundo remoto, isso não é possível.
Em vez disso, alcance os clientes de forma proativa e pergunte quais são os desafios que estão enfrentando. Quando se trata de realmente abordar esses pontos problemáticos por meio da tecnologia, a criatividade é a chave. Isso pode significar sair de seu paradigma normal ou zona de conforto. Por exemplo, é interessante realizar algumas reuniões virtuais com clientes para obter feedback em tempo real.
De modo geral, a conclusão que chegamos sobre a transformação empresarial devido a covid-19, referente aos clientes, é que, eles não desejam recursos de novos produtos no momento; eles simplesmente querem produtos que estejam disponíveis e seguros, especialmente porque os funcionários se adaptam ao teletrabalho. Os clientes desejam que as plataformas funcionem perfeitamente por meio de VPNs e outros mecanismos remotos. Ao mesmo tempo, eles querem apoio.
2- Funcionários
Outra transformação empresarial devido a covid-19 que podemos notar, é relacionada aos funcionários.
Você não será capaz de dar suporte aos clientes de forma adequada se seus próprios funcionários não estiverem bem. Principalmente neste período, visto que quase todos estão preocupados com o futuro e suas carreiras.
A solução é semelhante ao conselho para ter mais foco no cliente: passe algum tempo informal com seus funcionários e ouça-os. Por exemplo, pergunte aos funcionários coisas como: Como você está se sentindo? Quais são algumas outras preocupações profundas que posso abordar como líder? Esse nível de envolvimento pessoal é fundamental para impulsionar a motivação, sendo também um dos pontos principais na transformação empresarial devido a covid-19
O outro lado da moeda é a comunicação. Seja honesto sobre os desafios que a empresa está enfrentando – o progresso que está sendo feito, as vitórias, as realizações, os riscos e assim por diante. Compartilhe realizações e desafios, ao mesmo tempo que inspira esperança. Lembre aos funcionários que você está trabalhando em algo que vai além desta crise, para que permaneçam focados.
3- Estratégia
A estratégia também é um passo importante na transformação empresarial devido a covid-19, e parte do que você deve comunicar aos seus funcionários, é a estratégia de longo prazo da empresa.
No entanto, para comunicá-lo, você claramente deve ter uma em primeiro lugar. Você também deve usar o que aprendeu ouvindo clientes e funcionários para priorizar seus investimentos e inovações estratégicas.
Além disso, esta é uma grande oportunidade para executivos de tecnologia se concentrarem em alguns dos problemas que eles mantiveram em segundo plano, como automação, DevOps, aumento de eficiência e dívida técnica
Aproveite este tempo para investir em projetos que podem gerar resultados de negócios adicionais em escala. Por exemplo, algumas empresas estão se esforçando para mudar 100% para a nuvem, visto que isso é algo que certamente poderá impulsionar a inovação, movendo a agulha do mercado em um futuro pós-covid.
4- Autoliderança
Por último, mas não menos relevante, é a importância da autoliderança na transformação empresarial devido a covid-19.
Em circunstâncias normais, você é um “capitão no comando do navio”. Agora você tem que capacitar seus funcionários para aprender e tomar decisões rápidas para atender ao ambiente em rápida mudança em que vivemos e trabalhamos.
Não se trata mais apenas de dirigir; é também sobre como manter o navio flutuando – e isso não pode ser feito por uma pessoa. Precisa ser um esforço de equipe. Você deve motivar e encorajar constantemente sua equipe a ser criativa e assumir alguns riscos sem prejudicar os resultados de negócios.
Muitos dos princípios descritos aqui, relacionados à transformação empresarial devido a covid-19, estão amplamente interligados, tanto uns com os outros quanto com os princípios de gestão que se aplicam mesmo quando não há uma pandemia global. Mas a Covid-19 os colocou ainda mais em foco. Aproveite este tempo para realmente ouvir os clientes e funcionários, investir em coisas que irão impulsionar seus negócios hoje e no futuro e capacitar aqueles ao seu redor. Isso ajudará sua empresa a ser mais adaptável e resiliente e a posicioná-la para ganhar participação de mercado e impulso.
Fonte: Forbes.com
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