
Os eventos pessoais foram cancelados há muito tempo devido a preocupações com a disseminação da Covid-19. Pesquisas descobriram que 87% dos profissionais de eventos de negócios cancelaram eventos por causa da pandemia e 66% adiaram eventos. Embora muitos eventos tenham mudado para o formato virtual, ainda é um desafio criar oportunidades de networking com um grande evento virtual. Por essa razão, a venda social na pandemia tem se tornado uma ótima maneira para gerar leads e fechar negócios.
Caso você esteja em dúvida sobre o que seja venda social (ou social selling); este é um processo de criação de relacionamentos e vendas através das redes sociais, como as plataformas Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram e TikTok, que podem ser utilizadas para “capturar” clientes/consumidores.
Para as indústrias B2B tradicionais, participar de eventos pode levar a oportunidades de networking e vendas cruciais. Uma outra pesquisa descobriu que eventos presenciais são essenciais para a geração de leads e vendas, com 47% dos entrevistados observando a eficácia dessa tática.
Dessa maneira, tirar todas as feiras de negócios, palestras e cerimônias de premiação significa que os vendedores devem mudar de tática em um mundo ainda na era da Covid-19.
A vista disso, este é o momento de recorrer à venda social na pandemia para recuperar esses leads e encontrar novos clientes potenciais.
Encontrar clientes onde eles estão
A venda social na pandemia é excelente para vendas B2B porque depende da construção de relacionamentos duradouros e de longo prazo. Essa tática de vendas busca e envolve clientes em potencial online, onde os clientes já passam um tempo considerável.
Como 97% dos clientes pesquisam produtos online e 47% dos compradores vêem pelo menos três a cinco peças de conteúdo antes de entrar em contato com um representante de vendas, a venda social faz sentido.
A venda social difere da venda tradicional porque envolve clientes em potencial por mais tempo e oferece uma abordagem mais suave do que a venda “insistente” e difícil. As melhores práticas incluem fornecer valor aos clientes em potencial por meio de conteúdo e postagem. Trata-se de construir um relacionamento com clientes potenciais online, não usando o discurso de vendas agressivo.
A eficácia da venda social
Mesmo antes de os vendedores precisarem usar mais métodos online para vender, a venda social pré pandemia já era vantajosa. Pesquisas do LinkedIn revelaram que 89% dos vendedores de alto desempenho observaram que sites sociais como o LinkedIn são importantes para fechar negócios, e 70% dos profissionais de vendas são ativos no LinkedIn para fins comerciais.
Dos representantes de vendas que investem em mídias sociais, 64% atingem a cota da equipe, ante 49% dos vendedores que não utilizaram as mídias sociais para cumprir a cota da equipe. Os líderes em vendas sociais criam 45% mais oportunidades de vendas do que seus pares.
A jornada do comprador B2B é longa, e ligações não solicitadas estão se tornando uma tática muito desatualizada. Na verdade, 90% dos tomadores de decisão relataram que “nunca” respondem a chamadas não solicitadas.
Com isso, a venda social na pandemia está se tornando uma tendência que funciona, e que se tornará uma tática muito utilizada. Dessa forma, como os eventos online ainda ocorrerão, os profissionais de vendas podem transformá-los em oportunidades de vendas sociais.
Transforme eventos virtuais em oportunidades de vendas sociais
Embora ainda tenhamos que aperfeiçoar os eventos virtuais, eles estão aqui para ficar enquanto a crise de covid-19 continua. Mesmo que os seminários virtuais e as oportunidades de e-learning sejam diferentes, os vendedores podem transformá-los em vendas sociais na pandemia, além de conseguir realizar networking.
Os executivos da indústria devem continuar a encontrar oportunidades de falar para fins de promoção de marca e vendas. Os participantes do evento podem não conseguir se comunicar individualmente, mas podem levar a conversa do evento para o LinkedIn.
Alguns eventos fornecem uma lista de participantes ou usam uma hashtag de mídia social para agrupar seu conteúdo digital. Os representantes de vendas podem se conectar com indivíduos no Linkedin após o evento para continuar a discussão e encontrar clientes em potencial.
Os representantes de vendas também podem usar o conteúdo do evento para mídias sociais. A maioria dos eventos virtuais publicará conteúdo como PDFs, apresentações e uma página para os participantes revisarem e até mesmo postarem em suas próprias redes. Este conteúdo pode ser reaproveitado e postado nas redes sociais para uma discussão mais aprofundada.
Vendas sociais e reuniões de vendas virtuais
A venda social na pandemia provavelmente levará a mais oportunidades de vendas e reuniões. As reuniões remotas são outra grande mudança com a qual os profissionais de vendas tiveram que lidar devido à Covid-19.
Este é um desafio, especialmente para indústrias tradicionais que estão acostumadas a reuniões presenciais. Os vendedores devem reconhecer isso e permitir que os participantes da reunião tenham tempo suficiente para fazer perguntas e revisar quaisquer materiais.
Dessa forma, tente agendar reuniões mais curtas para prender a atenção dos participantes e sempre agende nos horários mais convenientes para os clientes.
A venda social é uma tendência que teria ganhado popularidade com ou sem a crise de covid-19. Mas agora os profissionais de vendas que utilizam as melhores práticas de vendas sociais na pandemia podem continuar tendo sucesso neste novo ano.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Geração de leads na pandemia de covid-19: Como melhorar?
- Mídia social no pós pandemia: Conheça as principais mudanças
- Empatia nas vendas durante a pandemia: como esse aspecto pode ajudar
- Tendências de marketing digital durante a pandemia em 2021
- Planejamento de marketing B2B na pandemia: Veja o que fazer em 2021